Centro Cultural Esotérico


Astrológica 2019 • Programação Oficial

voltar home




Local, Valores e Inscrições Clique aqui

Auditório Júpiter • Gaia • Escola de Astrologia

ACESSO RESTRITO • com inscrições pagas

1. Acesso restrito a inscritos
2. Palestras com duração de 60 minutos.
3. No início de cada palestra 5 minutos poderão ser utilizados para apresentação de clipes em multimídia
4. Os últimos 10 minutos de cada palestra poderão ser utilizados para perguntas do público.

Sexta • 19/07/19

17:00
Início do Credenciamento
Início de entrega de identificação e material aos participantes

18:00
Sessão de Cinema


O Homem do Sputnik
• Brasil • 1959 • Direção: Carlos Manga
• comédia • 98 minutos
Com: Oscarito, Cyll Farney, Zezé Macedo, Norma Benguel e Jô Soares
Um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik cai no quintal de Anastácio (Oscarito), matando suas galinhas de estimação. Ele tenta negociar o suposto satélite para recuperar o prejuízo, mas fato chama a atenção de espiões internacionais, que transformam a vida do pacato Anastácio e de sua esposa Cleci (Zezé Macedo) num completo caos.
"O Homem do Sputnik" é uma chanchada sobre os absurdos da 'guerra fria'.  Realizado pelo cineasta Carlos Manga, o filme usa do humor debochado para satirizar o comportamento de americanos, soviéticos e franceses no que seria uma corrida pelo resgate de um satélite russo caído do espaço.

20:15
Abertura da ASTROLÓGICA ® 2019 • 20º Encontro Anual de Astrologia
Robson Papaleo
diretor de cursos e eventos da GAIA • Escola de Astrologia
presidente da Comissão Organizadora da ASTROLÓGICA ® 2019
Luiza Maria P. O. Papaleo
coordenadora do Centro Cultural Esotérico
Chefe de Cerimonial da ASTROLÓGICA ® 2019
Paulo Papaleo
direção de comunicação e design

20:30
Início dos trabalhos da ASTROLÓGICA ® 2019 • Encontro Anual de Astrologia

Brasil Hightech • O passado do país do Futuro
Com o Ascendente em Aquário, o mapa astrológico do Brasil marcou a frase que ecoa na memória de muitas gerações. Em muitos momentos o Brasil esteve em situações de destaque nas ciências e esteve presente em algumas das mais importamntes invenções e descobertas. Muitos brasileiros ficaram esquecidos e muitos desses momentos se perderam na história de um país sem memória.
Nesta apresentação o Grupo GaiaBrasilis rememora momentos importantes do Brasil e de brasileiros esquecidos na história da ciência e da tecnologia.


GaiaBrasilis
João Henrique Bianco • Astrólogo, historiador, psicólogo, professor da GAIA
Nádia Oliveira • Astróloga, geógrafa e professora da GAIA
Patrícia Boni • Astróloga, jornalista. Professora da GAIA
Robson Papaleo • Astrólogo, professor, arquiteto e diretor da GAIA

21:30
Coquetel de Confraternização entre palestrantes, participantes e convidados

22:30
Encerramento das Atividades do Dia

Sábado • 20/07/2019

09:00
Bençãos e maldições familiares: A transmissão de padrões hereditários vista através da astrologia.
A astrologia antiga pode trazer nova luz ao entendimento de padrões que atravessam gerações em uma família. Nesta pesquisa, veremos mapas a partir das seguintes referências teóricas: As doenças da alma segundo Ptolomeu e o uso da Lunação pré –natal e dos Lotes principais, Fortuna e Espírito, para investigar desequilíbrios psíquicos (Vettius Valens- século II).
Gerson Pelafsky (SP)
Ministra cursos sobre astrologia antiga e tem artigos publicados em revistas do Brasil e do exterior. Formado em Letras, reside em São Paulo.
www.astrologiarestaurada.blogspot.com.br / http://btpelafsky.wix.com/astrologia-antiga

10:00
Astrologia dos Sete Raios
Através desta visão peculiar da Astrologia, Alice Bailey contribui para que o ser humano não seja mais visto como uma entidade passiva que é influenciada por potências além de seu domínio. A leitura do mapa pela visão da Astrologia dos Sete Raios é colocar o ser humano no céu e o fazer participar de uma coreografia de dimensões cósmicas.
Oscar Quiroga (SP)
Psicólogo formado pela PUC-SP e astrólogo autodidata que pesquisa e pratica a Astrologia dos 7 Raios desde 1978.
É membro da Academia de Letras do DF.
https://www.facebook.com/astroquiroga / www.sutratma.net

11:00
Imagens astrológicas na Arte do Renascimento: a representação dos planetas e de seus efeitos
Gravuras, pinturas ou mesmo ilustrações nas páginas dos almanaques representavam em imagens o conhecimento astrológico.
O modo como os planetas eram ilustrados revela aspectos importantes desse conhecimento e da forma como era transmitido.
Angélica Ferroni (SP).
Astróloga desde 2001, oferecendo atendimentos e cursos. Doutoranda em História Social na UFRJ, pesquisa a medicina astrológica no Renascimento. Membro da Academia Celeste, grupo de pesquisa acadêmica sobre astrologia. Criadora da BARCA • astrologia, história e narrativas.
https://www.barcaastrologia.com/

12:00
Almoço

13:30
Como Analiso a Carta • Caminhando da escuridão à luz
Com base na importância dos ângulos, das dignidades planetárias e dos aspectos, será identificada a motivação primária, a realização possível ou frustrada dos objetivos principais do nativo. Uma carta de exemplo será apresentada com a delineação tradicional completa, tanto partindo do ascendente como da parte da Fortuna.
Clélia Romano (SP)
Astróloga desde 1985. Formada em astrologia medieval em 2007, é autora de diversos livros de astrologia tradicional e de um site, www.astrologiahumana.com, onde abriga seus livros e dezenas de artigos escritos por ela.
https://www.facebook.com/angelo.mugia.

14:30
A Razão Melancólica: Faces de Saturno e o Mal-estar na Educação
Como algumas faces de Saturno nos ajudam a pensar em uma razão melancólica que possibilita compreender o mal-estar que assola a escola contemporânea. Busco, no aspecto múltiplo do Cronos-Saturno mitológico e astrológico, a melancolia como uma perspectiva capaz de nos fazer enxergar o mundo e a escola com mais sensibilidade e atenção imaginante.
José Aparecido Celório (PR)
Professor da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador na área de educação, imaginário e processos autoformadores (GEPIEM); e cosmologia e ética (Academia Celeste); em Astrologia, Iniciou seus estudos na Escola Regulus e Instituto Delphos, e formação pela Escola Hermes/SP.
https://www.facebook.com/joseaparecido.celorio

15:30
Ciências Astrológicas: um campo de conhecimentos científicos
Em um tempo difícil no qual a imagem de Olavo de Carvalho mostra como o termo "astrólogo" pode ser pejorativo, a categoria profissional dos astrólogos deve trabalhar para estabelecer a Astrologia entre as diferentes áreas da ciência contemporânea. Não basta estar definida como simples "ocupação". Vvamos analisar como a Astrologia pode conseguir se posicionar como um vasto campo de conhecimentos científicos aplicados.
Luiz Carlos de Carvalho Teixeira de Freitas (SP)
Jornalista, psicólogo, escritor e pesquisador em Astrologia, Psicologia e Ciências da Religião. Autor de, entre outras obras, "O simbolismo astrológico e a psique humana", "Astrologia clínica, um método de autoconhecimento", "Astrologia Arquetípica, autoconhecimento e espiritualidade", "Por uma Filosofia da Astrologia", "Astrologia e Cristianismo em diálogo" e "Astrologia em diálogo com a Ciência e a Fé" (em impressão).
www.astrologiaarquetipica.com.br / https://www.facebook.com/astrologiaarquetipica

16:30
Intervalo para Café

17:00
Análise familiar por casas derivadas | Astrologia e reencarnação: um suposto caso
No primeiro tema, um mapa Matriarcal com todos os seus descendentes diretos. No segundo tema um trabalho apresentado sobre um estudo de Astrologia sobre um suposto caso de reencarnação.
Rodrigo Araês Caldas Farias (SP)
Ex. Presidente da CNA. -M. Sc. em Eng. Biomédica, Orientador de Grupos de Estudos Esotéricos, ênfase em Alice A. Bailey.
Professor de Astrologia e Tarot.
https://www.facebook.com/rodrigoaraes.caldasfarias

18:00
Sala de Visitas

George Ferreira Jorge (SP)
entrevista Rui Sá Silva Barros (SP)

Um dos mais importantes astrólogos do Brasil, Rui Sá Silva Barros será entrevistado nesta Sala de Visitas, comentando sobre seu trabalho e atividades na Astrologia e outras diversas áreas de seu interesse. Astrólogo e historiador, Rui se destaca pelo vasto conhecimento da História do Brasil e do Mundo, sempre com observações que envolvem história, política, economia. Palestrante em encontros de Astrologia, congressos e simpósios. Nesta noite, o astrólogo George Jorge, diretor da Escola Santista de Astrologia, entrevista nosso convidado especial da Astrológica ® 2019 • Encontro Anual de Astrologia, numa homenagem aos grandes nomes da Astrologia brasileira.

19:00
Encerramento das Atividades do Dia

Domingo • 21/07/2019

09:00
Alfonso X, o Sábio: O Rei que Pastoreava as Estrelas
Alfonso X de Castela foi rei de uma boa parte dos modernos Espanha e Portugal de 1252 a 1284. Como o próprio nome dizia, Alfonso estimulou a ciência e a arte em seu reinado. Foi um grande poeta, astrólogo, matemático, filósofo e criador de jogos. Criou as Tábuas Alfonsinas, as primeiras efemérides do mundo ocidental. Nesta palestra vamos explorar um possível mapa e a vida desta figura importante e muitas vezes esquecida.
Pá Falcão (SP)
Astróloga, consultora empresarial, game designer, escritora, professora e palestrante. Se define como um Ser Brincante no Planeta Terra, a serviço da Expansão de Consciência.
https://www.facebook.com/pa.falcao

10:00
O Mundo de Hades • Marte e Plutão, a relaçao com a depressão e a morte
Um olhar para o mundo de Hades, e o surto de depressão que atualmente as pessoas vivem. Que soluções podemos encontrar?
Roteiro: Situando Marte e Plutão na Astrologia, Vênus e Saturno, Amor e Dor, Casa 8/Casa 2, Posse e Desapego, Depressão e Morte.
A descida ao Hades. O caminho de volta, reconecção e renascimento.
Maurice Jacoel (DF)
Formado em Filosofia pela USP e com pós-graduação em psicologia Junguiana pelo IJEP. Atualmente coordena a formação em astrologia na Universidade da Paz em Brasília (UNIPAZ). Publicações: "A identidade simbólica de Brasília" na coletânea "Brasil Corpo e Alma"- Editora Triom de São Paulo. "A Astrologia na Tradição Hebraica" - CBA nº 18, publicação da Escola GAIA de Astrologia – SP.
www.mauriceastroel.com.br

11:00
Uma viagem da Leitura Fria aos Pontos Médios
Das várias formas de abordagem na análise e pesquisa astrológica, várias técnicas podem ser aplicadas, desde as mais simples e eficazes até as complicadas e trabalhosas. Algumas podem mais atrapalhar do que ajudar. Discernimento Astral é o conceito chave.
Ivan Freitas (SP)
Astrólogo e Professor de Astrologia desde o início dos Anos 80. Escritor e Colunista, trabalhou em vários veículos de comunicação: jornais, revistas,
rádio, tv e internet.
www.ivanfreitas.com.br

12:00
Almoço

13:30
Narrativas Biográficas na Astrologia e no Cinema • A Representação de Plutão em três filmes
As histórias do cinema, muitas vezes, são semelhantes às que ouvimos na leitura dos mapas de nossos clientes. São narrativas biográficas de personagens que desenvolvem a experiência de vida. Como ocorre com nossos clientes. Como se expressam os símbolos astrológicos de PLUTÃO nos filmes? A palestra tem a intenção de a partir de três filmes (RELATOS SELVAGENS, TABU E A FESTA) nos mostrar como funciona a complexidade e riqueza desse símbolo astrológico na linguagem do cinema.
Ana Maria M. Gonzalez (SP)
Astróloga por mais de trinta anos. Trabalha o mapa natal a partir de ciclos de experiência e do desenvolvimento da consciência corporal. Elabora o pensamento astrológico junto à cultura. Tem vários artigos publicados no site CONSTELAR, dois na revista do ISAR e no livro BRASIL CORPO E ALMA ("O ´jeitinho brasileiro´e a conjunção Lua e Júpiter em Gêmeos no mapa do Brasil). Desenvolve uma pesquisa sobre a História da Astrologia em São Paulo. Afiliada ao CNA e ao ISAR (International Society of Astrological Research).
www.agonzalez.com.br / http://historiastrologsp.blogspot.com.br

14:30
O Zodíaco de Dendera • o mais famoso dos zodíacos
Exposto no Museu do Louvre, único zodíaco circular do Egito antigo, do templo de Hathor em Dendera, representa a esfera celeste sustentada por doze personagens, quatro mulheres e oito deuses com cabeça de falcão. A esfera é constituída pela faixa zodiacal com suas constelações, planetas e até eclipses, outras constelações dos Hemisférios Norte e Sul, e os 36 decanatos, que marcam o calendário e a Astrologia do Egito.
Celisa Beranger (RJ)
Formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo. Consultora, pesquisadora e autora de textos e livros. Palestrante em congressos Ibero-americanos. Diretora do Espaço do Céu. Ex-Presidente do SINARJ e da CNA.
www.espaco-do-ceu.com.br

15:30
Estrelas Fixas em trânsito no mapa do Brasil e de alguns presidentes
Pela precessão dos equinócios, as Estrelas Fixas têm um leve deslocamento anual. Segundo o caso, às vezes as estrelas se aproximam ou se afastam de pontos sensíveis no mapa natal. Como esse movimento afeta o mapa do Brasil e alguns de seus presidentes.
Adolfo Gerez (ARGENTINA/BA)
Técnico em Astrologia graduado no Centro Astrológico de Buenos Aires (CABA) em 1994. Estudou Ciência Política e Relações Internacionais. Professor do Seminário de Astrologia Mundial 1 e 2. É palestrante frequente em Congressos de Astrologia nacionais e internacionais. Em 2013 criou Astrologia Global, um espaço dedicado a formação e divulgação da Astrologia Mundial.
https://www.facebook.com/adolfo.gerez

16:30
Intervalo para Café

17:00
Ciclos Planetários • Tendências e Previsões
Os Ciclos planetários podem ser examinados de algumas formas especiais, entre elas os ciclos de trânsitos com os mapas natais e os ciclos entre os planetas em si. Com isso, obtém-se uma maneira prática e objetiva de se fazer previsões e análises de tendências.
Maurício Bernis (SP)
Astrólogo e Consultor Empresarial. Engenheiro com Extensão em Administração, Psicologia e Parapsicologia. Associa o Hermetismo a esses conhecimentos, dirigindo seu trabalho nas áreas de Vocação, Empresas e Finanças. Presidente da AstroBrasil Consultoria. Autor de livros e palestrante internacional. Fundador da CNA.
www.astrobrasil.com.br / www.bernis.com.br

18:00
Brasil À La Carte
Barateamento do custo do trabalho, abertura comercial, privatizações, crescimento da informalidade. Este é o projeto do governo, conseguirá realizá-lo? Se sim o país pode virar um arrendamento. Que força tem o povo e as oposições para barrar esta trajetória? Vamos abordar estas questões usando o mapa da posse e o da independência com todos os instrumentos astrológicos à disposição.
Rui Sá Silva Barros (SP)
Astrólogo, palestrante, editor e historiador. Autor de 'O espelho partido' (Ed. Ágora) e 'A contente mãe gentil rumo ao bicentenário' Astrologia e História do Brasil,Volume 1 (no site Clube de Autores) . Escreve crônicas mensais de Astrologia Mundial no site do Clube do Tarô.
www.astrobrasil.com.br / www.bernis.com.br

19:00
Encerramento da ASTROLÓGICA ® 2019 • Encontro Anual de Astrologia
chamada para a ASTROLÓGICA ® 2020


Comissão Organizadora da Astrológica ® 2019 e da 14ª Semana da Astrologia
Robson Papaleo • direção e produção • presidente
Luiza Maria P.O. Papaleo • vice-presidente e chefe de cerimonial
Paulo Papaleo • direção de comunicação e design
Bruna Baldin • gerente de produção
Leyla Alves Resende • assistente administrativo
Israel Mings • assistente administrativo
João Marcio Nascimento • auxiliar de multimidia
Marcelo Batistini• direção de vídeo
Ana Maria da Silva • auxiliar geral
Elizabeth Costa • auxiliar geral
Marília Soares Ribeiro Blackburn • co-idealizadora • madrinha


Local


GAIA • Escola de Astrologia

• Auditório Júpiter • Espaço Vênus
www.gaiaescoladeastrologia.com.br
Rua Frei Eusébio da Soledade 74 • Vila Mariana • São Paulo • SP
CEP 04106-030 • T. (11) 5084-3256
próximo ao Metrô Ana Rosa (linhas Azul e Verde)
saiba como chegar à Gaia

Valores

ASTROLÓGICA ® 2019
Encontro Anual de Astrologia de 19, 20 e 21 de Julho


• Até 30/06/2019.................R$ 320,00
• Até 09/07/2019.................R$ 340,00
• A partir de 10/07/2019......R$ 390,00

• Alunos e Ex-alunos da Gaia • Escola de Astrologia
• ligue na secretaria da Gaia (11) 5084-3256 e peça o código promocional
• Até 09/07/2019 ................ R$ 280,00
• A partir de 10/07/2019 ..... R$ 320,00

Associados às entidades abaixo terão desconto de 10% nas inscrições da Astrológica ® 2018
ABA • Associação Brasileira de Astrologia
CNA • Central Nacional de Astrologia
SAESP • Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo
SINARJ • Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro
• outros sindicatos de astrólogos de outros estados
• ligue na secretaria da Gaia (11) 5084-3256 e peça o código promocional
• necessário comprovação de associação e quitação de anuidade 2019

clique na imagem SYMPLA e faça sua inscrição • pagamento em até 12 x SYMPLA




Hotéis indicados
Hotel Villa Rosa *** (11) 5084-7318 • (11) 5083-6458
Rua Manuel de Paiva, 122 • Vila Mariana • São Paulo • SP
http://www.villarosahotel.com.br
The Hostel Vila Mariana * (11) 5082-2952
Rua Domingos de Morais, 775 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04009-001
http://www.thehostelvilamariana.com.br






A GAIA
Escola
História da Gaia
Professores
Quem somos
CURSOS
Plano de Formação
Fundamental
Intermediário
Especialização
Oficinas
Certificação
CPG
PROGRAMAÇÃO
Datas
Calendário
Menu
ATIVIDADES
Atividades da Gaia
Sextas na Gaia
Palestras
Astrovivência
ATENDIMENTO
Cadastro
Atendimento Presencial
Atendimento On Line
EVENTOS
Astrológica
Semana da Astrologia
Seminários de Verão
Réveillon dos Astrólogos
CONTATO
Fale Conosco
Como chegar
+MAIS
Patio do Colégio
GaiaBrasilis
CBAs
Livraria da Gaia
Galeria
Pegasus
Centro Cultural Esotérico



Centro Cultural Esotérico
© 2018 - Gaia Escola de Astrologia - direção e coordenação: Robson Papaleo

Unidade SP - Rua Frei Eusébio da Soledade, 74 - Vila Mariana - Cep: 04106-030 - São Paulo, SP - Tel: (11) 5084-3256
www.gaiaescoladeastrologia.com.br   gaiasp@gaiaescoladeastrologia.com.br


siga-nos:
compartilhe:

imagens/arte: Cecília Luchesi site/design: Julio Marques