Centro Cultural Esotérico


CBA'S

voltar home





Cadernos Brasileiros de Astrologia
Série de publicações regulares documentando a produção dos astrólogos brasileiros e suas pesquisas.

Os CBA´s • Cadernos Brasileiros de Astrologia documentam trabalhos e temas abordados por astrólogos do Brasil, registrando seu pensamento, pesquisas e perspectivas para o futuro.

Valorize e incentive a Astrologia no Brasil e seus astrólogos colecionando os CBA´s • Cadernos Brasileiros de Astrologia.
Confira as edições publicadas.

CBA 20 • Novembro 2013
Polaridade Complementar dos Planetas. A aplicação no atendimento astrológico.
A edição de nº 20 dos CBA’s • Cadernos Brasileiros de Astrologia, apresenta o trabalhos de pesquisa do Astrólogo Claudinei Dias da Silva, através da do CPG • Central de Pesquisas da Gaia, que promove todos os anos o Projeto Novos Astrólogos.
A pesquisa apresenta uma nova abordagem astrológica sobre pares de planetas no mapa natal, aparentemente opostos em suas ressonâncias, mas que trazem na realidade um sentido de complementaridade.
Essa nova proposta de interpretação planetária, nos mapas natais, vem se aliar a interpretação tradicional com o objetivo de auxiliar astrólogos e estudantes de astrologia a aprofundar a análise astrológica.

CBA 19 • Setembro 2010
Amor e Astrologia • em busca de relacionamentos melhores
Neste CBA • Cadernos Brasileiros de Astrologia,a astróloga Titi Vidal une sensibilidade e técnica no desenvolvimento de suas idéias. Não se limita a ser mais uma obra de Sinastria. Vai bem mais além ao partir da análise de cada um como um ser inteiro e consciente dentro de um relacionamento. A combinação dos dois mapas é uma das etapas da análise astrológica do relacionamento, mas é muito importante considerar como cada um, separadamente, contribui para o sucesso da parceria.A autora pontua cuidadosamente todos os principais significadores astrológicos usados em uma análise profunda de relacionamento afetivo.

CBA 18 • Julho 2010
A Astrologia na Tradição Hebraica
Neste CBA nº 18, Maurice Jacoel, experiente e dedicado astrólogo, nos apresenta as relações entre a Astrologia e a tradição hebraica, resgatando a função religiosa que a ela teve no passado, retomando o verdadeiro religare com a essência da Astrologia: o entendimento da linguagem de D´us, a linguagem da natureza. Uma leitura que, mais do que fazer essa ligação, instiga a pesquisar mais ainda sobre a origem da Astrologia e como nos integrarmos novamente ao caminho cósmico que leva a reconexão com a essência da divindade e de nossa própria origem.

CBA 17 • Março 2010
Lua, A Princesa Adormecida
Neste CBA 17, Patrícia Valente, atuante e experiente astróloga, nos traz um belo mergulho no simbolismo da Lua. Graças a sua constante pesquisa e atuação como astróloga e professora, conseguiu dar ao tema um tratamento competente e completo por trazer de maneira sucinta e bem alinhada os elementos astrológicos, históricos, mitológicos e astronômicos.Uma leitura ainda mais saborosa porque permite a imersão no rico simbolismo poético e artístico da Lua.

CBA 16 • Agosto 2009
Quíron e o papel do curador na contemporaneidade
Quíron é analisado a partir de diferentes focos: uma visão enquanto arquétipo, sua interpretação mitológica, sua descoberta astronômica e seu uso na Astrologia. Este novo trabalho apresentado pelos CBA´s é um convite para mergulharmos no simbolismo presente na Astrologia e, em especial, em Quíron, um curador ferido. Mais um trabalho de pesquisa da astróloga Ciça Bueno, conhecida por seus vários trabalhos e livros publicados.

CBA 15 • Julho 2008
Brasil, signo e verso.
O simbolismo astrológico na poesia e na música.

Neste trabalho, o astrólogo Fernando Fernandes utiliza a poesia e a MPB como ponto de partida para perceber a maneira brasileira de dar substância a algumas representações universais. Comenta-se sobreo simbolismo astrológico do poeta Carlos Drummond de Andrade, mineiro que namora o intangível; o zodíaco presente no letrista sensível Chico Buarque; Caetano e sua relação com a Bahia e Sampa; o embaixador da Bahia, Gilberto Gil e a expressão musical de nacionalidade dos hinos.

CBA 14 • Março 2008
Astrologia Horária.
Respostas imediatas a dúvidas do dia a dia.

A Astrologia Horária procura responder as perguntas de maneira objetiva e direta usando um rigoroso método de análise desenvolvido e aperfeiçoado por Willian Lilly na Idade Moderna.
Neste CBA nº 14 apresentamos o trabalho dos astrólogos Antonio Brito, Célio Barros e Denílson Ferreira, que apresenta o método de análise específico da Astrologia Horária, bem como uma série de estudos de caso que tornam a leitura curiosa e enriquecedora.

CBA 13 • Dezembro 2007
Nicholas Culpeper
A Conciliação da Medicina e Astrologia

Lendária figura no campo da Medicina Naturalista, foi um dos grandes mestres da Astrologia e da Medicina. Possuidor de uma natureza questionadora e inovadora, de um espírito insatisfeito, inquieto e inquiridor. Nesse CBA nº 13, a astróloga Beatriz Martins Mendes Ferreira apresenta parte da obra de Culpeper, a linha que orientou seu trabalho e um pouco de sua personalidade. Herbalista, médico e astrólogo é astrônomo. Enfim, um pesquisador.

CBA 3 Anos • Edição Especial Comemorativa • Julho 2007
Nossa Terra Brasilis • Especial 3 Anos

Em 2004 o grupo GaiaBrasilis , composto por Nádia Oliveira, Patrícia Boni e Robson Papaleo, criou os CBA’s • Cadernos Brasileiros de Astrologia, periódico trimestral para divulgação da produção da Astrologia produzida no Brasil. Em comemoração ao terceiro ano de publicação dos CBA’s, apresentam esse trabalho, “Nossa Terra Brasilis”, com uma análise do mapa astrológico do país, fazendo uma correlação com os dados históricos, sociais e geográficos e as informações do mapa da independência.

CBA 12 • Julho 2007
A Obesidade está no mapa?

Sílvia Monte Molari, apresenta o tema “A Obesidade está no Mapa?”, trabalho foi apresentado no Projeto Novos Astrólogos 2006, realizado pelo CPG • Central de Pesquisas Gaia. A autora alia sua prática na área de terapias holísticas, da medicina natural e da fitoterapia com a Astrologia. Sílvia Molari desenvolve importantes conceitos que auxiliam no diagnóstico e tratamento da obesidade, confirmando que a obesidade é também um tabu social que necessita estudo e desmistificação.

CBA 11 • Maio 2007
Astrologia Empresarial

Maurício Bernis, renomado astrólogo brasileiro, traz neste CBA nº 11 seu conhecimento e experiência, apresentando uma das mais interessantes técnicas da área astrológica. Com sua peculiar clareza de expressão, Bernis faz a relação dos mais importantes conceitos de negócios e marketing associados à Astrologia, aliando sua longa experiência no atendimento na área empresarial e sua objetividade e didática como professor, para nos oferecer um excelente material astrológico de pesquisa e orientação.

CBA 10 • Março 2007
Memória Celeste

O CBA nº 10, com a astróloga Patrícia Boni, convida a uma reflexão sobre as heranças e os desafios da Carta Natal. As heranças apontam a qualidade das primeiras experiências de vida, enquanto que os desafios apontam o desenvolvimento pessoal. Aquele que se “des-envolve” rompe com os envolvimentos passados que limitam a expressão individual. Conforme a autora: “a utilização desta valiosa ferramenta astrológica abre a escuta para a sinfonia celeste como real oportunidade de crescimento”.

CBA 9 • Novembro 2006
Plutão

Neste CBA nº 9, George Ferreira Jorge e Márcia Bernardo discorrem sobre o mais temido e, assustador, e ao mesmo tempo atraente e fascinante, planeta: Plutão. Fruto de diversos seminários realizados por esses astrólogos santistas, esse trabalho traz de forma clara, e às vezes contundente, como é o planeta, informações astronômicas, astrológicas e mitológocas. Com ilustrações de Gustave Doré, ilustrador do "Inferno" de Dante Alighieri, numa viagem ao Inferno, ao Paraíso e ao Purgatório.

CBA 8 • Julho 2006
Marte - A Linguagem Corporal

Escolhido como destaque do Projeto Novos Astrólogos 2006, promovido pela Gaia • Escola de Astrologia, Alexandre Maradei apresentra sua pesquisa sobre Marte e a Linguagem Corporal, baseada em bailarinos e atores que tiveram seus mapas analisados e tabulados. Nesta CBA nº 8 Marte é colocado como significador desse fato devido a sua relação com o movimento. Uma análise da posição celeste de Marte nos mapas dos atores.

CBA 7 • Maio 2006
Fatum - O Sistema das Direções Evolutivas

Criado pelo francês Maurice Rougié, conhecido como Dom Néroman, o sistema de direções evolutivas, conhecido como Fatum, impressiona por sua precisão e objetividade. Neste CBA nº 7, ilustrado com obras do arquiteto catalão Antoni Gaudi, a astróloga Celisa Beranger nos apresenta esta técnica de maneira clara e didática, divulgando este precioso instrumento de previsão que nos possibilita a evolução pessoal.

CBA 6 • Março 2006
Astrologia Kármica - De volta ao passado, desenhando seu futuro.

O CBA nº 6, com a astróloga Nádia Oliveira, traz importantes reflexões sobre a Astrologia Kármica. Discute temas e conceitos amplos como Karma, Dharma, Destino e Livre Arbítrio à luz do conhecimento astrológico. A apresentação dos temas traz sempre exemplos de cartas astrológicas, o que possibilita ao leitor fazer a relação entre a exposição dos conceitos e sua aplicação na leitura astrológica.

CBA 5 • Novembro 2005
Dicionário das Casas Astrológicas - Edil Carvalho.

Uma visão poética e filosófica das Casas Astrológicas através de textos de diversos autores com o objetivo de focar a perspectiva de cada um desses setores da carta astrológica. Este trabalho se fundamenta nos conceitos da Astrocaracterologia, que determina a maneira como cada indivíduo encara e entende o mundo. Uma obra aberta que retrata com profundidade, densidade e sensibilidade a dimensão dessas áreas da vida humana.

CBA 4 • Julho 2005
Curtos Circuitos - Aspectos Astrológicos Tensos

Neste CBA nº 4 Alexey Dodsworth faz a análise dos aspectos tensos e como podem ser trabalhados na Astrologia natal.Normalmente vistos como obstáculos, os aspectos tensos devem ser profundamente entendidos como preciosas ferramentas de desenvolvimento pessoal.Como escreve Lydia Vainer, no prefácio deste Caderno, o autor “tem uma natureza que transgride o código convencional”, fazendo um estudo singular do tema proposto.

CBA 3 • Abril 2005
Interpretação Astrológica - Aforismos de Morin

Neste CBA nº 03 apresentamos o mais recente trabalho do astrólogo Gregório Pereira de Queiroz: “Interpretação Astrológica • Aforismos de Morin de Villefranche”. Neste trabalho, Gregório trata da obra de Jean Baptiste Morin de Villefranche (1591/1659), um dos mais importantes nomes da Astrologia, mostrando sua importância ao conduzir os astrólogos contemporâneos a uma análise racional da carta astrológica.

CBA 2 • Novembro 2004
Mudanças - Um Ensaio Astrológico

Neste número 02 do CBA Márcia Mattos apresenta um trabalho sobre os planetas transpessoais, Urano, Netuno e Plutão e outros fatores astrológicos que provocam mudanças em nossas vidas. Ilustrado com reproduções das obras de Salvador Dali, que retrata em sua obra a genialidade de Urano, a transcendência de Netuno e a profundidade visceral de Plutão, este CBA é um documento que, de forma poética, direta e simples, nos incentiva a mudar para viver a vida.

CBA 1 • Julho 2004
São Paulo de Piratiniga - Os Rebeldes da Muralha

No número 01 dos CBA´s o Grupo GaiaBrasilis, composto por Nádia Oliveira, Patrícia Boni e Robson Papaleo apresenta uma pesquisa sobre a e evolução da cidade de São Paulo aos olhos da Astrologia Mundial, em homenagem aos 450 anos da fundação da maior cidade do hemisfério sul: São Paulo de Piratininga. Uma saga de aventuras, lutas em busca da prosperidade, na chamada Terra das Oportunidades que uniu povos de todo o mundo na Paulicéias Desvairada.


Aguarde os próximos lançamentos dos CBA´s • Cadernos Brasileiros de Astrologia

Distribuição e vendas para todo o Brasil

Cadernos Brasileiros de Astrologia
De três em três meses um novo documento mostra a cara da Astrologia no Brasil

Projeto, publicidade e administração
Gaia • Escola de Astrologia
Rua Frei Eusébio da Soledade 74 • Vila Mariana • São Paulo • SP
04106-030 • (11)50843256
gaiasp@gaiaescoladeastrologia.com.br




A GAIA
Escola
História da Gaia
Professores
Quem somos
CURSOS
Plano de Formação
Fundamental
Intermediário
Especialização
Oficinas
Certificação
CPG
PROGRAMAÇÃO
Datas
Calendário
Menu
ATIVIDADES
Atividades da Gaia
Sextas na Gaia
Palestras
Astrovivência
ATENDIMENTO
Cadastro
Atendimento Presencial
Atendimento On Line
EVENTOS
Astrológica
Semana da Astrologia
Seminários de Verão
Reveillon dos Astrólogos
CONTATO
Fale Conosco
Como chegar
+MAIS
Patio do Colégio
GaiaBrasilis
CBAs
Livraria da Gaia
Galeria
Pegasus
Centro Cultural Esotérico



Centro Cultural Esotérico
© 2018 - Gaia Escola de Astrologia - direção e coordenação: Robson Papaleo

Unidade SP - Rua Frei Eusébio da Soledade, 74 - Vila Mariana - Cep: 04106-030 - São Paulo, SP - Tel: (11) 5084-3256
www.gaiaescoladeastrologia.com.br   gaiasp@gaiaescoladeastrologia.com.br


siga-nos:
compartilhe:

imagens/arte: Cecília Luchesi site/design: Julio Marques