A EscolaAtividadesAstrovivênciaAstrológicaPegasusCosmosAtendimento
Direção e Coordenação: Robson Papaleo      
Home
Cursos
Programação
Calendário
Central de Pesquisas
GaiaBrasilis
CBA´s
Sextas na Gaia
Pátio do Colégio
Centro Cultural
Galeria
Quem Somos
Cadastro
Como Chegar
Fale Conosco
Artigos



O CPG • Central de Pesquisas Gaia é um departamento da GAIA • Escola de Astrologia criado em Abril de 2005, com o objetivo de incentivar a pesquisa em Astrologia pelos alunos regulares, ex-alunos e astrólogos formados.

Esse departamento  incentiva novos astrólogos, estudantes e profissionais da área a realizarem pesquisas sobre diversos temas.

 


Esse departamento instituiu o Projeto Novos Astrólogos.
A intenção desse projeto é possibilitar a experiência de produção de pesquisa ao estudante de Astrologia. Apresenta-se, assim, uma oportunidade para a formação científica de profissionais, visto que se propõe a fornecer ao indivíduo recursos para formá-los.

A Gaia dá a cada pesquisador, aluno regular da Gaia,  que se comprometer a cumprir as etapas da pesquisa, Bolsa de Estudos para todo o processo. Para ex-alunos e astrólogos há uma taxa de manutenção.

Para participar desse projeto o pesquisador deve cumprir
algumas etapas:


PRIMEIRA FASE: (início em Março) Participação do
Curso de Metodologia e Pesquisa em Astrologia, que tem como objetivo dar instrumentos para o indivíduo desenvolver o trabalho de pesquisa e produção de texto. Nessa etapa o pesquisador deverá definir tema, objetivo e justificativa de sua pesquisa. Como pré-requisito há a necessidade de ter concluido ou pelo menos estar cursando o 3º Semestre do curso de formação, ou ainda ser astrólogo profissional. Alunos regulares e ex-alunos inscritos no Clube da Gaia não tem custo para realização das pesquisas. Astrólogos que não tiveram vínculo com a Gaia tem custos a serem conferidos na secretaria.

SEGUNDA FASE: (início em Junho) Inscrição no Projeto Novos Astrólogos, que consta de reuniões para desenvolvimento de um Ante-projeto de pesquisa, com orientação de astrólogos professores da Gaia ou outros convidados. O resultado desta fase, chamado anteprojeto, será apreciado por uma Banca Orientadora composta por astrólogos convidados, com a presença de todos os pesquisadores, em apresentação no mês de Agosto.
Essa Banca Orientadora terá o objetivo de levantar questões pertinentes à elaboração do trabalho escrito, possibilitar a troca de experiências entre os participantes e abrir espaço para os comentários dos orientadores a respeito do tema de cada pesquisador.

Pauta das reuniões:

1ª - Pesquisa, indicação bibliográfica e a leitura com registro de dados;

2ª - Aproveitamento do material registrado na leitura:

3ª - Elaboração do croquis do trabalho com tema definido, objetivos e justificativas anteriormente elaborados.

4ª - Produção do ante-projeto.

TERCEIRA FASE: (início em Setembro) Esta fase consta de reuniões para discussão de idéias, resolução de dúvidas e outras questões relativas à execução de um projeto de pesquisa e redação final do trabalho, que será chamado de Projeto Fechado As reuniões terão o objetivo de levantar questões pertinentes à elaboração do trabalho escrito, possibilitar a troca de experiências entre os participantes e abrir espaço para os comentários da orientadora a respeito da produção escrita. Este trabalho final será apresentado em Março do ano seguinte, sendo apreciado por uma Banca Qualificadora, composta pelos mesmos astrólogos da Banca Orientadora, que avaliará os trabalhos, colocando observações e sugestões, dando passagem aos trabalhos para a  4ª Fase

Pauta das reuniões:

1ª - Formatação do trabalho: as normas da ABNT e as partes constitutivas do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão), além das outras tais como a dedicatória, os agradecimentos e o índice;

2ª - Os passos na produção do texto e a importância do trabalho de reescrita;

3ª - A linguagem objetiva do discurso dissertativo (o uso do dicionário, a pontuação, a frase e o parágrafo), a força da argumentação;

4ª - Preparação para a apresentação do trabalho final.

QUARTA FASE: (Julho) Apresentação pública do Trabalho Definitivo com todas as alterações e sugestões das fases anteriores.
Essa apresentação será aberta ao público, com a presença dos orientadores, dos astrólogos componentes das Bancas Orientadora e Qualificadora, professores da Gaia e convidados.

Essa apresentação será realizada na Semana da Astrologia no mês de Julho, que antecede a Astrológica ® Encontro Anual de Astrologia.

Os trabalhos, já na sua forma final, poderão ser escolhidos para publicação pelo grupo
GaiaBrasilis, em CBA • Caderno Brasileiro de Astrologia



Todos os trabalhos deverão ser apresentados, na segunda e terceira fase, em 4 vias, sendo uma via para o coordenador do CPG, uma via para cada cada um dos 2 componente das Bancas e uma via para a diretoria e professores da Gaia Escola de Astrologia.

Na segunda fase do trabalho, o Ante-projeto deverá ser apresentado em cópias comuns, grampeadas, para avaliação da Banca Orientadora.

Na terceira fase o trabalho deverá ser apresentado encadernado em espiral e capa plástica.

Na quarta fase o pesquisador deverá fornecer uma cópia do trabalho encadernado em capa dura para inclusão no acervo da Biblioteca da Gaia Escola de Astrologia.




Voltar Topo




© 2017 - Gaia Escola de Astrologia
Unidade SP - Rua Frei Eusébio da Soledade 74 - Vila Mariana - Cep: 04106-030 - São Paulo, SP - Tel: (11) 5084-3256